E-book Doc Contabilidade

A Contabilidade, isto é, noção de conta, é tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens. Na literatura disponível há sinais de sua existência 4000 a.C. Frederico Melis, citado por Leonardo Fibonacci em sua obra “Líber Abaci”, evidencia o limite entre a era da Contabilidade antiga e da Contabilidade moderna, isto em 1202.

Entretanto, Frei Luca Pacioli, publicou, em Veneza, por volta de 1494, em italiano, uma obra que veio facilitar muito o entendimento da Contabilidade, “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalita”, na qual destaca para a história da Contabilidade, o “Tractus de Computis et Scripturis”.

Muitas outras obras foram publicadas por grandes pensadores das Ciências Contábeis, ao longo dos anos, até chegar aos nossos dias, quando estamos vivenciado a introdução das Normas Internacionais de Contabilidade - IFRS (International Financial Reporting Standards) que transformaram as Demonstrações Contábeis, em uma espécie de partitura musical, quando mais de cento e vinte países já adotaram o sistema como instrumento de informação, permitindo aos estudiosos harmonização completa no entendimento dos seus conceitos para a tomada de decisão de seus negócios.

Assim, desde os primeiros dias em que nos estabelecemos para servir aos nossos clientes, nos idos de 1965, não deixamos de nos atualizar para acompanhar a evolução da profissão. E o trabalho tem sido volumoso!

Hoje, olhando para traz, vemos quantas mudanças aconteceram: dos assentamentos em livros, através da gelatina, para o Sistema Público de Escrituração Digital - Sped; das máquinas “Remington e Facit” para os modernos computadores, com sistemas de processamentos de dados integrados; das obrigações acessórias em papel para o trabalho executado nas nuvens. Quanta mudança!

Nesta obra que editamos ao completar 50 anos de atuação no mercado, registramos parte de nossa luta e enumeramos as conquistas obtidas por nossa empresa e também pelas empresas clientes, às quais temos nos empenhado para dar condições de se desenvolverem gerando empregos e produzindo riquezas e renda.

Domingos Orestes Chiomento e Elcio Pereira da Silva
 

Faça o download do nosso livro





ENQUETE
O que você achou do nosso novo site?
Ótimo
Bom
Regular